Índice de Infestação do Mosquito da Dengue aumenta em Londrina
27/04/2017
Segundo Levantamento Rápido de Infestação do Aedes Aegypti realizado em Londrina, no norte do Paraná, mostrou que a cada cem imóveis visitados por agentes de saúde, cinco têm focos do mosquito. O índice ficou em 5,3%, um ponto percentual a mais do que o registrado no primeiro levantamento, quando a pesquisa ficou em 4,1%.
Os agentes encontraram o maior número de focos do mosquito da dengue nas regiões Central e Zona Sul. Essas duas regiões tiveram índice de 7,24% e 6,12%, respectivamente. Na sequência vem Zona Norte, com 5,64%, Leste, com 4,17%, e Oeste com 3,97%.
O Parque Maristela, na zona norte, é o mais preocupante, pois a cada 100 casas inspecionadas 33 tinham focos do mosquito.
“Recebemos como um sinal de alerta esse aumento no índice de infestação. Entendemos que o principal fator para isso tenha sido o descuido da própria população. Digo isso, porque analisando os criadouros, foram encontrados muitos focos em recipientes plásticos e lixo residencial”, diz o secretário municipal de Saúde, Felipe Machado.
Os agentes de endemias vão intensificar as ações para acabar com os focos do mosquito transmissor da doença nas regiões norte, centro e sul. “Se não nos prepararmos, não nos cuidarmos, podemos enfrentar uma epidemia no fim do ano. Isso é muito ruim para a cidade e não queremos passar por essa situação novamente”, enfatiza o secretário.
Fonte: g1.globo.com