Entenda a Desratização
26/04/2017
Recorrentes em indústrias de alimentos e armazenagem de grãos, os ratos se tornam um enorme problema quando contaminam ou danificam os produtos das empresas e residências.
Existem vários tipos de ratos, os mais conhecidos são a ratazana, rato de telhado (ou rato preto) e o camundongo. Porém, também são diversas as doenças transmitidas pelos roedores, entre elas, as principais e que afetam diretamente as pessoas são a leptospirose, hantavírus, tifo e peste bubônica.
Há técnicas seguras no processo de controle de ratos e roedores garantindo assim um ambientes extremamente saudável e sem contaminação para funcionários e familiares. Entenda cada uma:
- Inspeção do local: É realizada uma análise da área afetada para identificar por onde os ratos passam e dormem.
- Identificação do Roedor: Para que seja realizada a aplicação da melhor solução de desratização é necessário conhecer qual o tipo de roedor está se instalando no local afetado.
- Aplicação de iscas e armadilhas: São preparadas e posicionadas em locais estratégicos armadilhas com adição de um raticida. Os melhores locais para se colocar as armadilhas são escolhidos de acordo com os rastros deixados pelos roedores durante a inspeção do local, Quando o roedor morde a isca, este morre imediatamente sem que o mal cheiro predomine no local.
- Iscas Semiparafinadas: Outra isca muito usual no controle de ratos é a dose única de um produto químico, conhecida como isca semiparafinada. Este produto causa hemorragia interna no rato matando-o em um curto espaço de tempo.
-Pó de Contato: O pó venenoso é aplicado nas vias de acesso, uma vez que são os locais por onde os ratos passam. Ao entrar em contato com a pele do rato, o veneno não surte efeito imediato, pois o objetivo é que o próprio rato transmita-o para toda a colônia.
Além do controle químico, as medidas de manutenção do ambiente, como limpeza dos quintais, remoção e destinação correta de lixo, evitar alimentar passivamente os ratos com ração de animais de estimação e abrigos com deposição de entulho precisam ser realizadas para não haver novas infestações.